Lazer e Serviços Itaguaí Hoje

Itaguaí Hoje

Itaguaí, hoje, é um município  em grande crescimento. A Companhia Siderúrgica do Atlântico, que fica em Santa Cruz, bairro do Rio vizinho à cidade, promete dinamizar a economia local, além do Porto de Itaguaí. Novos portos, privados, estão por se instalar na cidade, além de estaleiros civil e militar. A Marinha brasileira pretende construir submarinos em Itaguaí, inclusive atômico, em parceria com o governo francês e estabelecer uma base naval.

Indústria

O município de Itaguaí possui, oficialmente, pouco menos de 100 mil habitantes e tem experimentado um crescimento econômico com a ascensão do Porto de Itaguaí e de empreendimentos na vizinhança, o que aumentou o número de moradores, podendo superar a marca de 115 mil. Desde a inauguração do então Porto de Sepetiba (em 2005 o nome foi alterado) a localização de Itaguaí adquiriu um caráter estratégico, sobretudo para aquelas atividades voltadas diretamente para a exportação. Recente trabalho do Centro de Informações e Dados do Rio de Janeiro apontou Itaguaí como o terceiro município mais bem localizado do estado, justamente por ofertar uma série de vantagens locacionais às empresas lá instaladas.

Itaguaí reúne aspectos favoráveis para a produção industrial de alimentos, para a fabricação de produtos eletrônicos, cimento, peças de amianto, material elétrico leve, mobiliário e produtos químicos. A instalação do porto também vem abrindo novas possibilidades na área de serviços portuários.

Em Itaguaí encontra-se instalada também a Nuclep, única empresa nacional capaz de produzir componentes de grande porte e alta tecnologia para geração de energia núcleo elétrica. A própria Nuclep justifica sua localização em Itaguaí pelas excelentes condições logísticas oferecidas: próxima à Rio-Santos, cortada pelo ramal ferroviário de Mangaratiba e com acesso ao mar tanto através de seu próprio porto como pelo Porto de Itaguaí.
[editar] Comércio

Concentrado principalmente no Centro, entorno da Rua Doutor Curvelo Cavalcanti, tem apresentado grande crescimento nos últimos anos devido ao crescimento e aumento de renda da população.

Desde sua inauguração em 1999, o Itaguaí Shopping Center vem buscando integrar-se com a comunidade e oferecer os melhores serviços para mais de 100 mil consumidores mensais. O shopping conta com mais de 23 lojas como O Boticário e Mr. Cat, além de escritórios e um cartório..

Comunicações

Itaguaí possui muitos meios de comunicações locais, entre eles um jornal, o Jornal Tempo Livre, abrangendo o município de Itaguaí e as cidades de Seropédica, Nova Iguaçu e Mangaratiba. Também está em circulação no município o Jornal Impacto, Jornal Atual, O Globo, O Povo, O Dia, Extra, entre outros, além de revistas como a [NoStilo]. Há 25 anos encontra-se instalada em Itaguaí a Rádio Costa Verde FM 91,7 MHz que abrange todo o município e localidades vizinhas.

No município há serviços de internet discada e banda larga (ADSL) sendo oferecidos por diversos provedores de acesso gratuitos e pagos. A Oi é a única empresa que oferece o serviço de telefonia fixa. O serviço telefônico móvel, por telefone celular, é oferecido pela Vivo, Claro, Oi e Tim. O código de área (DDD) de Itaguaí é o 21.

Transportes

O município é cortado pela Rio-Santos ligando-se a Mangaratiba à oeste e ao Rio de Janeiro a leste. Se comunica com o município de Seropédica pela Estrada de Piranema à nordeste. Contudo, há outras vias de menor importância e que ligam Itaguaí a seus vizinhos ou até mesmo a suas localidades distantes da cidade. Também existe um grande número de ruas e avenidas importantes em sua zona urbana.

O ônibus, através do Terminal rodoviário de Itaguaí, é o principal meio de transporte para chegada e saída de visitantes à cidade. Atualmente a cidade possui algumas linhas de transporte circular urbano e rural. Itaguaí possuíu uma estação ferroviária, pertencente a linha Central - Linha Itaguaí da Estrada de Ferro Central do Brasil. Esta estação esteve ativa entre os anos de 1986 a 1990 quando a linha foi desativada. Com os investimentos da Companhia Siderúrgica do Atlântico no distrito industrial de Santa Cruz estão previstos estudos para restabelecer esta linha de trem de passageiros..

Dentre as obras realizadas para melhoria do transporte na região é a duplicação da Rio-Santos que inclui três passagens inferiores, cinco viadutos, alargamento de nove pontes e passarelas.

Itaguaí também será beneficiada com as obras do Arco Rodoviário do Rio de Janeiro, que vai ligar o Porto de Itaguaí ao trecho da BR 101 em Itaboraí, contornando a Baía de Guanabara.

Cultura, esporte e lazer

Durante a semana do dia 5 de julho ocorre a Expo de Itaguaí, que é uma exposição agropecuária da região que inclui comidas típicas, e shows diários, sendo no primeiro dia da festa um show Gospel e nos outros, shows de famosos da MPB. A festa atrai moradores de cidades vizinhas como Mangaratiba, Seropédica e de bairros da zona oeste do Rio de Janeiro.

No campo dos esportes, a cada ano surge em Itaguaí adeptos de esportes nada populares em terras brasileiras como o rugby e o beisebol, ambos com equipes estaduais e este último com estádio próprio.[15] A cidade é celeiro de jogadores de futebol, como Reinaldo, atualmente no Botafogo. E já foi destaque no voleibol, chegando a conquistar o campeonato juvenil de clubes no ano de 1986 com a equipe do professor Joaquim Inouê.

O futsal é outro esporte que também se destaca no município. Durante o ano Itaguaí conta com diversos campeonatos, organizados pela prefeitura do município através da secretaria de esportes. As equipes mais populares da cidade são; Kinder, Areal e Ito.

Turismo

Apesar de não possuir os mesmo potencial turístico que os outros municípios da Costa Verde, as praias da Ilha da Madeira, Coroa Grande e a Ilha do Martins são muito visitadas principalmente no verão. E, apesar de incipiente, Itaguaí oferece diversas atividades ligadas ao ecoturismo. Dentre elas, caminhadas e banhos de cachoeira como a dos rios Mazomba, Itinguçú e Itimirim.[16] Existem outros potenciais, como o turismo de negócios, explorado apenas pelos Hotéis Pierre e Charles, e histórico: a cidade tem patrimônio que datam do século XVIII. Os sítos de lazer são os melhores exemplos do potencial turístico da cidade. Entre eles, destaca-se o Sítio Jonosake que recebe mensalmente quase 10 mil pessoas nos finais de semana em busca de diversão e arte.

Curiosidades

* O famoso conto do escritor Machado de Assis, O Alienista, tornou famosa Itaguaí. Na história o médico Simão Bacamarte abre uma casa de loucos onde interna toda a população da cidade. O fundador da Academia Brasileira de Letras também faz referência a Itaguaí no conto Dom Casmurro.
* Itaguaí é terra natal do Barão de Tefé, do pintor João Baptista da Costa.